[Skip to main content]

Rechercher
Receitas

Torta de Baunilha com Estrelas

Torta de Baunilha com Estrelas
8 Pessoas

Ingredientes

Para a massa:

50 g de farinha

50 g de Amêndoas em Pó Vahiné

100 g de açúcar em pó

4 ovos

 

Para o xarope:

50 g de açúcar

2 colher de sopa de rum escuro

50 cl de água

 

Para o creme de pasteleiro de baunilha:

50 cl de leite

6 gemas de ovos

50 g de fécula de milho

1 Vagem de Baunilha Vahiné

60 g de açúcar em pó

 

Para a decoração:

1 frasco de Estrelas de Açúcar Vahiné

Preparação

Passo 1. Prepare o creme de pasteleiro: verta o leite num tacho e adicione a vagem de baunilha cortada em dois, bem como os grãos. Deixe levantar fervura e de seguida retire do lume e deixe em infusão durante 8 minutos. Retire a vagem de baunilha. Numa taça, bata as gemas de ovo com o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada. Adicione a fécula de milho e bata bem. Verta o leite na mistura de ovos, batendo bem. Volte a colocar esta mistura em lume médio, batendo bem para evitar que cole ao fundo do tacho. Logo que comece a ferver, retire do lume e verta numa taça. Cubra com película aderente e reserve no frigorífico.

Passo 2. Prepare a massa de base: pré-aqueça o forno a 180 °C (marca de gás 6). Parta 4 ovos separando as claras das gemas em duas tigelas grandes. Com uma batedeira, bata as gemas com 100 g de açúcar em pó até obter um creme leve. Incorpore 50 g de farinha, uma pitada de sal e 50 g de amêndoas moídas. Envolva bem. Bata as claras em castelo com uma pitada de sal e incorpore-as cuidadosamente no preparado. Forre um tabuleiro com papel vegetal e verta a massa no mesmo. Leve ao forno quente durante cerca de 15 minutos, vigiando para que a massa não fique queimada. Retire do forno e deixe arrefecer.

Passo 3. Humedeça a massa: logo que a massa de base tenha arrefecido, pincele-a com o xarope à base de 10 cl de água, 50 g de açúcar e 2 colheres de sopa de rum.

Passo 4. Recheie a torta: Adicione de seguida o creme de pasteleiro bem frio, cobrindo a massa de modo uniforme. Enrole-a apertando bem. Reserve no frigorífico.

Passo 5. Decore a torta com o creme de pasteleiro e com estrelas de açúcar Vahiné.

Dicas

Esta receita usa

Receitas consultadas recentemente

[Go back to the top of the page]