[Skip to main content]

Rechercher
Receitas

Mini Éclairs

Mini Éclairs
6 Pessoas

Ingredientes

Ingredientes

Para a massa:

100 g de farinha

5 ovos

9 cl de água

9 cl de leite

80 g de manteiga meio sal

1 pitada de açúcar

 

Para o recheio:

50 cl de leite

6 gemas de ovos

50 g de fécula de milho

80 g de açúcar em pó

1 Vagem de Baunilha Vahiné

 

Para a cobertura:

500g de queijo creme tipo Philadelphia

100 g de açúcar em pó

Corante Alimentar Amarelo e Verde Vahiné

Corante Alimentar Rosa e Roxo Vahiné

Pasta de Açúcar Branca Vahiné

Pasta de Açúcar Verde Vahiné

Preparação

Preparação:

Passo 1. Prepare a massa: derreta a manteiga com o leite, a água, o sal e o açúcar num tacho e deixe ferver. Retire o tacho do lume e adicione a farinha toda de uma só vez. Mexa bem para incorporar. Volte a colocar o tacho em lume brando para secar a massa: mexa sem parar durante um minuto até que a massa forme uma bola que se solte perfeitamente dos lados do tacho. Verta a massa numa taça para arrefecer, mexendo sempre, durante 3 a 4 minutos. Bata os ovos. Verta o equivalente a um ovo batido na massa e bata energicamente até que este seja totalmente absorvido. Repita a operação quatro vezes, um ovo de cada vez. Coloque a massa num saco de pasteleiro e disponha os éclairs num tabuleiro forrado com papel vegetal, deixando algum espaço entre os mesmos. Leve os éclairs ao forno durante 20 minutos. Não abra a porta do forno durante a confeção. Retire os éclairs do forno e deixe-os arrefecer.

Passo 2. Prepare o creme de pasteleiro: aqueça o leite num tacho. Adicione a vagem cortada em duas partes e as sementes de baunilha previamente raspadas da vagem. Deixe levantar fervura e reserve. Bata os ovos e o açúcar numa taça e, de seguida, adicione a fécula de milho e mexa. Verta o leite a ferver sobre esta mistura, mexendo sempre. Volte a colocar o preparado no tacho e ferva durante 5 minutos em lume brando, sem parar de mexer. Verta numa taça, bata mais uma vez e cubra com película aderente. Reserve no frigorífico.

Passo 3. Decore os éclairs: para a cobertura misture o queijo creme, o açúcar e o aroma de baunilha e mexa com a batedeira. Divida o creme em 4 taças e adicione algumas gotas de corante a cada taça. Misture bem com uma colher. Mergulhe cada éclairs dentro da cobertura ou use uma espátula para criar faixas de cobertura na parte de cima dos éclairs. Reserve no frigorífico. Destaque algumas florinhas na pasta de açúcar e disponha-as nos mini éclairs.

Dicas

Esta receita usa

Receitas consultadas recentemente

[Go back to the top of the page]