[Skip to main content]

Rechercher
Receitas

Macarons de Natal

Macarons de Natal
10 Pessoas

Ingredientes

Para a preparação da massa :

4 claras de ovo

150 g de açúcar em pó

150 g de Amêndoas Moídas Vahiné

20 g de cacau

150 g de açúcar

5 cl de água

 

Para o recheio:

120 g de chocolate culinária

80 g de manteiga

30 g de natas gordas, cremosas

 

Para a decoração:

Lápis de Pasteleiro Branco Vahiné

Preparação

Passo 1. Prepare e coza a massa: se possível, de véspera, prepare as claras e reserve-as no frigorífico. Utilize as gemas noutra receita. No dia da confeção dos macarons, retire-as com antecedência do frio para que fiquem à temperatura ambiente. Pré-aqueça o forno a 150 °C.

Passo 2. Espalhe as amêndoas moídas num tabuleiro e leve-as ao forno durante 10 minutos. De seguida envolva as amêndoas moídas, o cacau e o açúcar em pó até obter uma mistura perfeita e, de seguida, peneire-as sobre uma folha de papel vegetal e reserve.

Passo 3. Aqueça a água e o açúcar num tacho a 110 °C (sem misturar). Quando o açúcar chegar a cerca de 80 °C, comece a bater 50 g de claras em castelo. Logo que o açúcar chegue aos 110 °C e que os 50 g de claras estejam bem firmes, verta o xarope sobre as claras, envolvendo bem até que o merengue chegue aos 45 ºC.

Passo 4. Adicione os restantes 50 g de claras não batidas e bata mais 15 segundos. Envolva o merengue de forma delicada, tendo o cuidado de trazer a massa do fundo à superfície e dos lados para o centro da taça. Encha um saco de pasteleiro com este preparado e disponha doses redondas e uniformes de massa bem espaçadas no tabuleiro (de silicone ou forrado com papel vegetal).

Passo 5. Deixe descansar a massa durante 30 a 40 minutos num local seco. Coza os macarons no centro do forno durante 12 minutos, deixando um tabuleiro vazio na parte de baixo (para que a massa cresça mais facilmente). Quando a massa estiver cozida (deverá soltar-se sozinha do tabuleiro), deixe-a arrefecer fora do forno.

Passo 6. Prepare o recheio. Derreta o chocolate em banho maria  e adicione as natas com com a manteiga. Misture ate´ficar mais espesso.

Passo 7. Recheie os macarons com o chocolate e decore com o lápis de pasteleiro branco.

FELIZ NATAL

Dicas

Utilize a pasta de açúcar verde e a vermelha para criar folhas para enfeitar os pratos.

Esta receita usa

Receitas consultadas recentemente

[Go back to the top of the page]