[Skip to main content]

Rechercher
Receitas

Farófias a moda da Vahiné

Farófias a moda da Vahiné
4 Pessoas

Ingredientes

6 ovos

50 cl de leite

1 Vagem de Baunilha Vahiné

60 g de açúcar em pó + 40 g para as claras

1/2 colheres de café de maizena

1 pitada de sal

3 gotas de vinagre de vinho ou de sumo de limão

Leite para cozer as farófias

1 saqueta de Amêndoas Trituradas Vahiné

Cobertura de Caramelo Vahiné

Preparação

Passo 1. Prepare o creme inglês. Verta o leite num tacho com a vagem de baunilha cortada ao meio com os grãos. Coza-a num tacho e retire-a do lume para deixar em infusão durante cerca de dez minutos.

Passo 2. Parta os ovos, separando as claras das gemas. Conserve as claras numa tigela. Bata as gemas com 60 g de açúcar até que a mistura fique mais clara. Adicione a maizena e bata novamente. Verta o leite a ferver sobre esta mistura e bata vigorosamente. Volte a levar o preparado a lume brando/médio. Mexa com uma colher de pau para não pegar e espere que o creme cubra a colher. Retire do lume, verta numa tigela grande e cubra com película aderente. Reserve durante pelo menos uma hora no frigorífico.

Passo 3. Bata as claras em castelo com uma pitada de sal. Quando estiverem bem firmes, adicione 40 g de açúcar e bata novamente durante 2 minutos.

Passo 4. Coloque uma panela até meio com leite e deixe ferver. Forme bolinhas com as claras e duas colheres de sopa. Coza-as no tacho, deixando-as 3 minutos de um lado e 5 minutos do outro. Disponha-as num prato, enquanto prepara a cobertura.

Passo 5. Verta o creme nas tacinhas. Adicione as farófias e reserve no frigorífico. Retire quando for servir e abuse na cobertura de caramelo.

Dicas

Esta receita usa

Receitas consultadas recentemente

[Go back to the top of the page]