[Skip to main content]

Rechercher
Receitas

Cupcake Origami com Pepitas de Chocolate

Cupcake Origami com Pepitas de Chocolate
8 Pessoas

Ingredientes

Ingredientes

Para a massa de cupcakes:

200 g de chocolate

100 g de manteiga

80 g de açúcar mascavado

40 g de açúcar em pó

3 ovos

80 g de farinha

½ embalagem de Fermento em Químico  Vahiné

 

Para a cobertura:

100 g de manteiga amolecida

100 g de açúcar em pó

2 colheres de sopa de Pepitas de Chocolate Negro Vahiné

 

Para a massa areada:

250 g de farinha

130 g de manteiga meio sal amolecida

70 g de açúcar em pó

30 g de açúcar amarelo

50 g de Amêndoas em Pó Vahiné

1 ovo

1 pitada de Fermento Químico Vahiné

Rolinhos de Cacau Vahiné

Preparação

Preparação:

Passo 1. Pré-aqueça o forno a 180 °C. Prepare a base dos cupcakes: derreta o chocolate num tacho, em lume muito baixo. Junte a manteiga e os açúcares e de seguida incorpore os ovos, um a um, batendo bem. Adicione depois a farinha e o fermento. Bata bem e adicione finalmente o chocolate a este preparado. Bata novamente. Verta a massa em forminhas individuais e leve ao forno durante cerca de 20 minutos, vigiando bem a cozedura. Deixe os arrefecerem.

Passo 2. Prepare a massa areada: junte a farinha, as amêndoas, o fermento e os açúcares numa taça e misture bem todos os ingredientes. Faça um buraco no meio da massa e adicione a manteiga e o ovo inteiro. Usando as mãos, mexa bem e forme uma bola com a massa. Mas cuidado: não amasse demasiado este preparado para evitar que ganhe uma consistência elástica. Envolva em película transparente e reserve durante 1 hora no frigorífico.

Passo 3. Prepare a massa areada para a confeção: pré-aqueça o forno a 160 °C. Trabalhe a massa entre duas folhas de papel vegetal para evitar adicionar farinha. Deixe-a um pouco mais fina do que habitualmente, para que a cobertura não fique demasiado pesada. Recorte-a com uma forma própria, quadrada. Coloque as peças num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal. Recorte os quatro lados do quadrado e coloque um palito de madeira na ponta de cada um deles. Vire os lados cortados de modo a formar um origami. Adicione no centro rolinhos de cacau. Pincele com gema de ovo para que a massa fique dourada. Leve ao forno durante 20 a 25 minutos (dependendo dos fornos), vigiando bem a cozedura. Nos últimos 5 minutos, suba a temperatura para os 180 ºC. Deixe arrefecer antes de decorar.

Passo 4. Prepare a cobertura: bata a manteiga a baixa velocidade e depois a velocidade média, logo que verificar uma mudança de textura e que comece a parecer mais cremosa. Adicione o açúcar aos poucos, continuando a bater. Adicione as pepitas de chocolate. Bata bem. Verta esta cobertura num saco de pasteleiro e decore os queques. Adicione os origami de massa areada.

Dicas

Esta receita usa

Receitas consultadas recentemente

[Go back to the top of the page]