[Skip to main content]

Rechercher
Receitas

Bonecos de Neve Doces

Bonecos de Neve Doces
8 Pessoas

Ingredientes

Para a massa tipo choux:

90 g de água

90 g de leite

80 g de manteiga meio sal

100 g de farinha

5 ovos

1 pitada de açúcar

 

Para o creme de pasteleiro de limão:

50 cl de leite

1/2 colher de chá de Aroma de Limão Vahiné

4 gemas de ovos

100 g de açúcar

40 g de fécula de milho

2 colher de sopa de farinha

 

Para a decoração:

Uma embalagem de Pasta de Açúcar Branca Vahiné

Uma embalagem de Pasta de Açúcar Preta Vahiné

Uma embalagem de Pasta de Açúcar Verde Vahiné

Uma embalagem de Pasta de Açúcar Vermelha Vahiné

Preparação

Passo 1. Pré-aqueça o forno a 180 °C (marca de gás 6).

Passo 2. Prepare a massa tipo choux dos bolinhos e leve-os ao forno: derreta a manteiga com o leite, a água, o sal e o açúcar e deixe levantar fervura. Retire o tacho do lume e adicione toda a farinha de uma vez. Mexa bem para a incorporar.

Passo 3. Verta a massa numa taça para arrefecer, continuando a mexê-la sem parar durante 3 a 4 minutos. Bata os ovos. Verta o equivalente a um ovo batido na massa e bata energicamente até que este tenha sido totalmente absorvido. Repita a operação 4 vezes, ovo a ovo.

Passo 4. Verta a massa num saco de pasteleiro e forme bolinhos numa folha de papel vegetal, tendo o cuidado de os deixar bem afastados uns dos outros. Faça círculos de massa com a ajuda de uma forma e disponha-os sobre os bolinhos. Leve ao forno durante 20 minutos. Não abra a porta do forno durante a confeção. Retire os bolinhos e deixe-os arrefecer.

Passo 5. Prepare o creme de pasteleiro: verta o leite num tacho e adicione o aroma de limão. Deixe levantar fervura. Numa taça, bata as gemas de ovo com o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada. Adicione a fécula de milho e bata bem. Verta o leite aromatizado na mistura de ovos, batendo bem. Volte a colocar esta mistura no lume médio, batendo bem para evitar que cole ao fundo do tacho. Logo que comece a ferver, retire do lume, batendo bem e vertendo numa taça. Cubra com película aderente e reserve no frigorífico.

Passo 6. Monte e decore os bonecos de neve: encha um saco de pasteleiro com o creme de pasteleiro aromatizado. Vire todos os bolinhos e perfure-os com a ajuda de um objeto pontiagudo, recheando-os de seguida com o creme de pasteleiro.

Passo 7. Trabalhe a pasta de açúcar branca até obter cerca de 1 mm de espessura. Faça círculos na pasta com a ajuda de uma forma redonda suficientemente grande para envolver os bolinhos médios. Disponha-os delicadamente sobre os bolinhos médios, trabalhando os pontos de união com os dedos, de modo a ficarem por baixo. Repita a operação com círculos mais pequenos, para envolver os bolinhos que servirão para fazer as cabeças dos bonecos de neve.

Passo 8. Monte a cabeça dos bonecos sobre o corpo, humedecendo ligeiramente os pontos de união com um pincel molhado em água. Trabalhe de seguida algumas bolinhas de pasta de açúcar preta que permitirão fazer os olhos e a boca. Repita a operação com a pasta de açúcar verde para fazer os botões do casaco do boneco de neve.

Passo 9.Trabalhe a pasta de açúcar verde até ficar com 3 mm de espessura e corte algumas tiras com a ajuda de uma faca para criar o cachecol do boneco de neve. Pode simular os fiozinhos de lã da ponta do cachecol realizando pequenas incisões na extremidade das tiras de pasta de açúcar verde.

Passo 10. Para fazer o chapéu, trabalhe a pasta de açúcar vermelha de modo a ficar com 2 a 3 mm de espessura e descreva círculos um pouco mais pequenos do que as cabeças dos bonecos de neve.  Para fazer a parte de cima dos chapéus, faça uns rolinhos com o resto da pasta usando as palmas das mãos, até obter um diâmetro inferior ao dos círculos previamente realizados. Corte-os em pedaços e disponha-os sobre os círculos. Pode então colocá-lo na cabeça dos seus bonecos de neve!

Dicas

Esta receita usa

Receitas consultadas recentemente

[Go back to the top of the page]