[Skip to main content]

Rechercher
Receitas

Bolo Gengibre e Ruibarbo

Bolo Gengibre e Ruibarbo
8 Pessoas

Ingredientes

3/4 chávena de manteiga

3/4 chávena de leite

1 3/4 chávenas de açúcar

1 colher de sopa de gengibre moído

1 colher de chá de canela moída

1 pera, descascada, sem centro e cortada em 20 pedaços

2 chávenas de ruibarbo fresco, cortado em pedaços

1 1/2 chávenas de farinha

1 colher de chá de Fermento Químico Vahiné

3 ovos

1 1/2 colheres de chá de Aroma de Baunilha Vahiné

Preparação

Passo 1. Pré-aqueça o forno a 180 ºC, marca de gás 4. Leve ao micro-ondas 1/2 chávena da manteiga e do leite à temperatura máxima, numa tigela média resistente ao calor, durante 1 1/2 minutos ou até que a manteiga tenha derretido. Arrefeça à temperatura ambiente. Misture o açúcar, o gengibre e a canela numa tigela média. Reserve. Coloque o restante 1/4 de chávena de manteiga numa forma de bolos redonda e pouco funda. Leve ao forno durante 2 a 3 minutos ou até a manteiga ter derretido. Polvilhe com 3/4 de chávena da mistura de açúcar, de modo uniforme, sobre a manteiga. Disponha as fatias de pera e depois as de ruibarbo de modo decorativo, na forma. Reserve.

Passo 2. Misture a farinha e o fermento numa tigela média. Reserve. Bata os ovos, o resto da mistura de açúcar e a baunilha numa tigela grande, com uma batedeira elétrica, à velocidade  máxima, durante 5 minutos ou até obter uma mistura muito espessa e pálida, aproveitando os restos da massa que ficam agarrados aos lados da tigela. Gradualmente, adicione a mistura de farinha, alternando com a mistura de leite e batendo a baixa velocidade depois de cada adição, de modo a obter um resultado homogéneo. Verta sobre a camada de pera e ruibarbo da forma.

Passo 3. Leve ao forno durante 50 a 55 minutos ou até conseguir inserir um palito no centro e retirá-lo limpo. Deixe arrefecer na forma durante 20 minutos. Desenforme sobre um prato de ir à mesa. Sirva quente ou frio.

Dicas

Esta receita usa

Receitas consultadas recentemente

[Go back to the top of the page]