[Skip to main content]

Rechercher
Receitas

Bolo de Aniversário: A Ilha do Tesouro

Bolo de Aniversário: A Ilha do Tesouro
6 Pessoas

Ingredientes

Ingredientes:

 

Para a massa:

500 g de farinha

12 ovos

400 g de açúcar em pó

75 g de manteiga meio-sal

6 embalagens de Açúcar Baunilhado Vahiné

 

Para a cobertura do bolo:

250 g de queijo mascarpone

3 gemas de ovos

50 g de açúcar

1 colher de café de Aroma de Baunilha Vahiné

Doce de framboesa com pouco açúcar

Pasta de Amêndoa Vahiné

Corantes Alimentares Verde e Amarelo Vahiné

Corantes Alimentares Rosa e Roxo Vahiné

Pasta de Açúcar Verde Vahiné

Pasta de Açúcar Azul Vahiné

Pasta de Açúcar Preta Vahiné

Multideco Adventure Vahiné

Preparação

Preparação:

Passo 1. Prepare a massa: numa taça, bata os ovos e os açúcares com a batedeira. Disponha esta taça em banho-maria e bata enquanto o preparado coze. A massa deverá tornar-se mais clara, espumosa e triplicar de volume. Retire a taça de banho-maria e continue a bater até que a massa arrefeça. Adicione então, aos poucos, a farinha e envolva delicadamente com uma espátula. Derreta a manteiga num tacho. Retire uma parte da massa e adicione a manteiga à mesma. Volte a incorporar este preparado no conjunto da massa. Verta a massa numa forma quadrada forrada com papel vegetal. Leve ao forno durante 20 minutos, vigiando bem a cozedura. Deixe arrefecer.

Passo 2. Prepare o creme: bata as claras com o açúcar até obter um resultado espumoso e mais claro. Adicione o mascarpone aos poucos até obter uma mistura homogénea. Adicione de seguida o aroma de baunilha e envolva bem.

Passo 3. Recheie o bolo: corte o bolo em duas metades, com a ajuda de uma faca de pão. Barre um dos lados com compota e o outro com creme de mascarpone, usando uma espátula. Disponha a primeira metade numa forma de pasteleiro própria, em cima de um tabuleiro forrado com papel vegetal. Cubra-a com a segunda metade. Reserve no frigorífico durante pelo menos 3 horas.

Passo 4. Cobrir o bolo com pasta de açúcar: para evitar que a pasta de açúcar adira à superfície de trabalho, polvilhe-a com açúcar em pó, bem como o rolo de cozinha. Amasse a pasta de açúcar azul para a amolecer e assim facilitar a sua moldagem. Depois de estar perfeitamente amassada, poderá trabalhá-la com a ajuda do rolo de modo a obter um retângulo de pasta relativamente fino. Depois de a cobertura estar bem trabalhada, enrole a pasta de açúcar azul no rolo e disponha-a sobre o bolo. Com as mãos, alise bem as margens de modo a cobrir o bolo na totalidade. De seguida, corte o excesso de pasta de açúcar. Recorra ao mesmo método para a pasta de açúcar verde, cortando meio círculo de modo a criar a zona de relva. Para que a pasta de açúcar adira bem, humedeça-a ligeiramente do lado inferior com a ajuda de um pincel previamente molhado em água.

Passo 5. O mapa do tesouro: trabalhe a pasta de açúcar branca e destaque um retângulo na mesma. Humedeça o verso do retângulo com um pincel e coloque-o sobre o bolo. Destaque um mapa na pasta de açúcar preta, humedeça o verso e coloque-o sobre o retângulo de pasta de açúcar branca. Desenhe uma cruz branca com a ajuda do lápis de pasteleiro branco. Disponha pontinhos de mel ou de xarope e cole ao lado da cruz branca algumas moedas de ouro feitas com decorações Vahiné.

Passo 6. O baú do tesouro: estenda a pasta de açúcar preta e molde um baú. De seguida, coloque-o no congelador durante alguns minutos para endurecer. Disponha finalmente algumas moedas de ouro dentro do cofre, usando o Multideco Adventure Vahiné.

Passo 7. A praia: com a ajuda de um pincel, humedeça a zona a todo o comprimento da pasta de açúcar verde com um pouco de mel ou de xarope. Espalhe amêndoas moídas de modo a criar uma praia de areia. Disponha nessa zona o baú com as moedas de ouro.

Dicas

Esta receita usa

Receitas consultadas recentemente

[Go back to the top of the page]