[Skip to main content]

Rechercher
Receitas

Bolinhos de Chávena com Chocolate e Chantilly

Bolinhos de Chávena com Chocolate e Chantilly
8 Pessoas

Ingredientes

1 chávena farinha

1 chávena de açúcar granulado, ralado

6 colheres de sopa de cacau em pó

2 colheres de chá de Fermento Químico Vahiné

2 colheres de chá de parika

1 colher de chá de canela moída

1/4 colher de chá de sal

1/2 chávena de leite

1/4 chávena de óleo vegetal

1 colher de chá de Aroma de Baunilha Vahiné

1 chávena água a ferver

 

Chantilly com cacau:

3/4 chávena de natas gordas

2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro

1 colher de sopa de cacau em pó

1/2 colher de chá de Aroma de Baunilha Vahiné

Preparação

Passo 1. Para os bolos, pré-aqueça o forno a 180 ºC, marca de gás 4. Unte generosamente 8 chávenas de café grandes canecas, resistentes ao calor, e polvilhe-as com farinha. Coloque-as num tabuleiro de ir ao forno.

Passo 2. Misture a farinha, 2/3 chávena do açúcar granulado, 4 colheres de sopa de cacau em pó, o fermento, a paprika, a canela e o sal numa tigela grande. Junte o leite, o óleo e a baunilha. (A massa ficará densa.) Distribua a massa pelas chávenas previamente preparadas. Misture o restante 1/3 de chávena de açúcar granulado e as 2 colheres de sopa de cacau em pó numa tigelinha. Polvilhe de modo uniforme sobre a massa. Verta as 2 colheres de sopa de água a ferver em cada chávena (sem mexer).

Passo 3. Leve ao forno durante 15 a 20 minutos ou até que a superfície esteja seca ao toque. Arrefeça as chávenas ligeiramente numa rede própria para arrefecer bolos.

Passo 4. Para o chantilly com cacau, bata as natas e o açúcar de confeiteiro numa tigela média com uma batedeira elétrica, à velocidade máxima, até formar castelo. Adicione o cacau em pó e a baunilha. Bata até ficar bem firme. Sirva os bolos em chávenas de café enquanto ainda estão quentes. Termine com o chantilly com cacau. Polvilhe com mais canela, se desejar.

 

Dicas

Esta receita usa

Receitas consultadas recentemente

[Go back to the top of the page]