[Skip to main content]

Rechercher
Receitas

Piratas em Massa Areada

Piratas em Massa Areada
8 Pessoas

Ingredientes

Para a massa areada:

250 g de farinha

130 g de manteiga meio sal amolecida

70 g de açúcar de confeiteiro

30 g de açúcar amarelo

50 g de Amêndoas Trituradas Vahiné

1/2 colher de chá rasa de Canela Moída Margão

1 ovo

1 pitada de Fermento Quimico Vahiné

 

Para trabalhar a pasta de açúcar:

maizena

 

Para a decoração:

1 embalagem de Pasta de Açúcar Vermelha Vahiné

1 embalagem de Pasta de Açúcar Preta Vahiné

1 embalagem de Pasta de Açúcar Branca Vahiné

1 Lápis de Pasteleiro Branco Vahiné

Preparação

Passo 1. Prepare a massa areada. Disponha a farinha, as amêndoas, o fermento e os açúcares numa tigela grande e envolva bem. Faça um buraco no meio da massa e adicione a manteiga e o ovo inteiro. Misture os ingredientes com as mãos e faça uma bola com a massa. Atenção! Não amasse demasiado a massa areada, pois poderá ganhar uma consistência elástica. Envolva-a em película aderente e reserve-a no frigorífico durante 1 hora.

Passo 2. Pré-aqueça o forno a 160 °C (marca de gás 5).

Passo 3.  Prepare a massa para ir ao forno: Forre um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal. Estenda a massa entre duas folhas de papel vegetal para evitar ter de adicionar farinha. Não a estenda demasiado fina para que não fenda depois de ir ao forno (deverá ficar com cerca de ½ cm!).

Passo 4. Corte círculos de massa de 6 a 7 cm de diâmetro com uma forma própria. Disponha as bolachinhas no tabuleiro e leve-as ao forno durante cerca de 20 minutos. Suba a temperatura do forno para 180 °C (marca de gás 6) nos últimos 5 minutos de cozedura de modo que as bolachas fiquem ligeiramente douradas. Depois de cozidas, retire-as do forno e deixe-as arrefecer completamente.

 

Passo 5. Decore as bolachas. Estenda a pasta de açúcar branca com a ajuda de um rolo de cozinha e com um pouco de maizena para evitar que adira. Corte-a com a mesma forma que usou para dar forma às bolachas, de modo a cobri-las completamente. Usando a ponta de um pincel, humedeça com um pouco de água os círculos recortados em pasta de açúcar e cole-os nas bolachas.

Passo 6. Trabalhe de seguida a pasta de açúcar vermelha e corte círculos como anteriormente para fazer os chapéus. Corte-os de seguida em três partes iguais. Cole-os nas bolachas. Com a ajuda da pasta de açúcar branca e preta, molde bolinhas e faça os olhos, o nariz e a boca. Continue a trabalhar como se estivesse a moldar plasticina e prepare os acessórios: venda, bigode…  

Passo 7. Cole todos os elementos da mesma forma, utilizando a ponta do pincel embebida num pouco de água! Desenhe os pontinhos brancos nos lenços dos piratas com o lápis de pasteleiro.

Dicas

Esta receita usa

Receitas consultadas recentemente

[Go back to the top of the page]