[Skip to main content]

Rechercher
Receitas

Bolinhos Estaladiços Recheados

Bolinhos Estaladiços Recheados
6 Pessoas

Ingredientes

Para a massa estaladiça exterior:

50 g de manteiga meio sal amolecida

60 g de açúcar amarelo

60 g de farinha

 

Para a massa tipo choux:

90 g de água

90 g de leite

80 g de manteiga meio sal

100 g de farinha

5 ovos

1 pitada de açúcar

 

Para o creme de pasteleiro de baunilha:

50 cl de leite

6 gemas de ovos

50 g de fécula de milho

1 Vagem de Baunilha Vahiné

60 g de açúcar em pó

 

Para a decoração:

Pérolas Prateadas Vahiné

Uma embalagem de Pasta de Açúcar Rosa Vahiné

Uma embalagem de Pasta de Açúcar Azul Vahiné

Uma embalagem de Pasta de Açúcar Branca Vahiné

Preparação

Passo 1. Prepare a massa estaladiça exterior. Amasse bem com as mãos a manteiga, o açúcar e a farinha até formar uma bola. Trabalhe a massa muito finamente entre duas folhas de papel vegetal. Reserve no congelador enquanto prepara a massa dos bolinhos.

Passo 2. Pré-aqueça o forno a 180 °C (marca de gás 6).

Passo 3. Prepare a massa tipo choux dos bolinhos e leve-os ao forno. Derreta a manteiga com o leite, a água, o sal e o açúcar e deixe levantar fervura. Retire o tacho do lume e adicione a farinha toda de uma vez. Envolva bem para incorporar. Volte a colocar o tacho em lume brando para preparar a massa: mexa sem parar até que a massa forme uma bola que se solte perfeitamente dos lados do tacho. Verta a massa numa taça para arrefecer, continuando a mexê-la sem parar durante 3 a 4 minutos. Bata os ovos. Verta o equivalente a um ovo batido na massa e bata energicamente até ser totalmente absorvido. Repita a operação 4 vezes, ovo a ovo.

Passo 4. Verta a massa num saco de pasteleiro e forme bolinhos numa folha de papel vegetal, tendo o cuidado de os deixar bem afastados uns dos outros. Faça círculos na massa estaladiça exterior com a ajuda de uma forma e disponha-os sobre os bolinhos. Leve ao forno durante 20 minutos. Não abra a porta do forno durante a confeção. Retire os bolinhos e deixe-os arrefecer.

Passo 5. Prepare o creme de pasteleiro: Verta o leite num tacho e adicione a vagem de baunilha cortada em dois, bem como os grãos. Deixe levantar fervura e de seguida retire do lume e deixe em infusão durante 8 minutos. Retire a vagem de baunilha. Numa taça, bata as gemas de ovo com o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada. Adicione a fécula de milho e bata bem. Verta o leite na mistura de ovos, batendo bem. Volte a colocar esta mistura em lume médio, batendo bem para evitar que cole ao fundo do tacho. Logo que comece a ferver, retire do lume, batendo bem e vertendo numa taça. Cubra com película aderente e reserve no frigorífico.

Passo 5. Vire todos os bolinhos e perfure-os com a ajuda de um objeto pontiagudo, recheando-os de seguida com o creme de pasteleiro, usando um saco de pasteleiro munido de uma ponta própria.

Passo 6. Trabalhe a pasta de açúcar finamente e faça círculos na mesma com a ajuda de uma forma dentada. Passe um pincel húmido por cada círculo e cole-o sobre cada um dos bolinhos. Adicione uma pérola prateada Vahiné para terminar a decoração.

Dicas

Esta receita usa

Receitas consultadas recentemente

[Go back to the top of the page]